O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) realizou, nessa quarta-feira, 21 de Janeiro de 2025, uma reunião de concertação para o alinhamento da agenda relativa à visita de uma delegação sul-africana, composta por representantes da South African Predator Association e da Lion Rescue, ao Parque Nacional do Bicuar, na província da Huíla.
A visita de trabalho tem como objectivo avaliar a possibilidade de reintrodução de leões e chitas no Parque Nacional do Bicuar e, de forma mais abrangente, na Rede Nacional de Áreas de Conservação Ambiental. A missão irá analisar a adequação do habitat, a disponibilidade de presas e as condições para o maneio de grandes predadores, com foco na preparação de uma proposta de libertação (rewilding) de um grupo de leões provenientes da África do Sul.
A reunião serviu ainda para alinhar os aspectos logísticos e técnicos da missão, incluindo transporte, organização e coordenação com a Administração do Parque Nacional do Bicuar, que deverá receber a delegação no próximo dia 23 do corrente mês.