• INAUGURAÇÃO DO TERMINAL OCEÂNICO DA BARRA DO DANDE UM MARCO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE ANGOLA


    O Presidente da República, João Manuel Lourenço, procedeu hoje, 10 de fevereiro de 2025, a inauguração do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), com capacidade de armazenamento de 580 mil metros cúbicos de combustíveis (gasolina, gasóleo e gás), uma infraestrutura que promete transformar o panorama logístico e comercial do país.
    A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, que presenciou o acto de inauguração juntamente com Directores Nacionais do Ministério do Ambiente, testemunharam a grande infraestrutura equipada com tecnologia de ponta que vai contribuir para a independência energética e impactar o desenvolvimento do país.
    O Terminal Oceânico, localizado na Província do Bengo, a 70 quilómetros do Norte da Província de Luanda, foi projectado para acomodar embarcações de grande porte, com uma infraestrutura moderna, o que poderá facilitar o escoamento de produtos, tanto para o comércio interno quanto internacional, contribuindo assim para a diversificação da economia nacional.
    TOBD, teve na sua construção a responsabilidade ambiental associada ao desenvolvimento económico, onde os Especialistas destacam que a construção e a operação do terminal foram realizadas com um forte compromisso com a sustentabilidade.
    Igualmente, a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) foram essenciais para garantir que a implementação do terminal minimize quaisquer efeitos prejudiciais sobre os habitats locais, uma vez que a região em torno da Barra do Dande é conhecida por sua rica diversidade biológica.