O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou no dia de hoje, 1 de Setembro de 2025, em Cabinda, a Refinaria de Cabinda, um Projecto considerado um dos pilares da Indústria Petrolífera Nacional que simboliza um avanço significativo na matriz energética de Angola.
A inauguração da Refinaria, Projecto emblemático da Sonangol em parceria com a Gemcorp, marca um novo capítulo energético no País, com um investimento total de US$ 473 milhões e capacidade para processar 60.000 barris de petróleo por dia, inicia suas operações com 30.000 barris na primeira fase.
A Unidade, projectada com tecnologias de ponta, incluindo uma unidade de zero flaring, que minimiza as emissões de gases e reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, gerou 3.300 empregos directos e visa formar 5.000 técnicos qualificados, contribuindo para o desenvolvimento social e económico das comunidades locais.
É de referir, que a Unidade destina-se principalmente à produção de gasóleo, combustível de aviação, óleo pesado e nafta, assegurando assim, o abastecimento interno e reduzindo a dependência de importações.
A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, esteve presente na cerimónia de inauguração e destacou importância do diálogo entre a Sonangol garantindo que as boas práticas sejam seguidas sobretudo no contexto ambiental, como, Auditorias ambientais regulares para assegurar a conformidade e a transparência da operação.
-
INAUGURAÇÃO DA REFINARIA DE CABINDA: COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE