Foi inaugurado hoje (06), no município de Belas, o Complexo Escolar Madre Concepción Dolcet, onde reuniu autoridades religiosas e governamentais para celebrar a abertura desta nova instituição de ensino. A cerimónia destacou-se na articulação entre a educação e a agenda ambiental, reforçada pela presença e acções concretas do Ministério do Ambiente (MINAMB).
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom António Lunguieki Pedra Bengui, Bispo Auxiliar de Luanda, e contou com a presença do Governo provincial de Luanda, Ministério da Educação, Ambiente, Administração de Belas, empreiteiro da Obra, bem com encarregados de Educação e Alunos.
A Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor expressou a sua imensa gratidão e júbilo pela realização do projecto, que visa oferecer uma educação de qualidade alicerçada em valores cristãos e na formação integral dos alunos, sublinhando que o objectivo é formar "não só bons estudantes, mas também bons cristãos e cidadãos comprometidos com a verdade, a justiça e o bem comum."
O Ministério do Ambiente participou da inauguração, e discursou Directora Nacional de Educação Ambiental, Karelia Costa, em representação da Ministra do Ambiente, Arquiteta Ana Paula Chantre Luna de Carvalho Pereira.
Ao discursar salientou a satisfação do MINAMB em apoiar a iniciativa e destacou o potencial da juventude angolana para o desenvolvimento sustentável do país."Para nós, o Ministério do Ambiente, é uma satisfação estar neste acto inaugural onde as estatísticas demonstram que 75% da população angolana é jovem. Isto é, criança, adolescente e jovem. E se considerarmos esta grande população, podemos dizer que a maioria está na escola, nas instituições de ensino. Portanto, nós poderíamos reflectir nesta manhã que o futuro deste país está nas escolas." Afirmou.
A Directora Nacional reforçou a necessidade de incutir na nova geração a responsabilidade pela protecção ambiental: "Se queremos uma Angola que caminhe para um desenvolvimento sustentável, é preciso que nós incutamos nesta população, nesta geração, para que possa, realmente, no futuro, proteger a natureza, proteger os recursos naturais, proteger aquilo que garante a nossa economia e o nosso desenvolvimento."
A participação do Ministério do Ambiente foi marcada por uma abordagem multissetorial, envolvendo diversas para promover a educação ambiental prática: A Direcção Nacional do Ambiente destacou, sensibilizando a comunidade escolar sobre os cuidados essenciais
para a prevenção da cólera, uma doença de preocupação nacional. A Agência Nacional de Resíduos (ANR) levou ao conhecimento dos presentes a aplicação dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), promovendo a consciência sobre a gestão sustentável do lixo. O Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA) ensinando os alunos a plantar árvores na escola, incentivando a arborização e o conctato com a natureza.
O Ministério do Ambiente doou à Escola Madre Concepción Dolcet bens de higiene e material de sensibilização contra a cólera, reforçando o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade escolar.
-
INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MADRE CONCEPCIÓN DOLCET EM LUANDA: EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.