A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, participou da 11ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena e 5ª Reunião das Partes do Protocolo de Nagoia, nesta segunda-feira, 28 de Outubro de 2024, durante a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que decorre em Calí, Colômbia.
O encontro de Diálogo Ministerial Temático de Alto Nível sobre "Acção Urgente para a Implementação do Quadro Global de Biodiversidade Kunming- Montreal" visa estabelecer metas globais para impedir e reverter a perda de biodiversidade até 2030.
A perda da biodiversidade em África é uma crise que ameaça quase 1 milhão de espécies com extinção devido à destruição de habitats, alterações climáticas, poluição e exploração excessiva, o que afecta directamente a ecossistemas e aos sectores económicos essenciais da estrutura de desenvolvimento do continente.
No encontro, durante a avaliação global, a África, foi destacada pelo facto de mais de 40 países africanos que correspondem a setenta e cinco por cento (75%), terem apresentado as suas metas nacionais sobre a implementação de reformas, alinhadas ao KMGBF, com o apoio do Fundo Global para o Ambiente (GEF).
A Agenda 2063 da União Africana, que inclui a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas como parte de sua visão de desenvolvimento sustentável, enfatiza a necessidade de alinhamento das políticas sectoriais, como o Plano de Acção para a Biodiversidade da União Africana, a Iniciativa da Grande Muralha Verde, as políticas de Gestão Comunitária de Recursos Naturais, dentre outras.