• FÓRUM NACIONAL DE ÁGUA E SANEAMENTO 2025: AVANÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ANGOLA.


    O Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS 2025) teve início hoje (14) na Universidade Católica de Angola, reunindo decisores políticos, instituições públicas, reguladores, parceiros internacionais, sector privado, academia e sociedade civil. O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de Outubro, visa debater os principais desafios e oportunidades do sector de Água, Saneamento e Higiene (ASH) em Angola.
    A abertura do Fórum foi presidida pelo Secretário de Estado para as Águas, António Rodrigues Belsa da Costa, que destacou a importância do FONAS como uma plataforma para fortalecer o diálogo e a acção no sector. O Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Nascimento Soares, que representou a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, também fez uma intervenção, enfatizando a relevância da gestão sustentável dos recursos hídricos.
    O evento conta com a participação de Directores Nacionais e Províncias do Ambiente de Luanda, Bengo, Malanje e Bié, que trazem perspectivas locais essenciais para as discussões, que são crucial para alinhar políticas e acções às realidades locais, assegurando uma gestão eficiente dos recursos hídricos em todo o país.
    O FONAS 2025 é uma etapa estratégica no diálogo nacional e insere-se no roteiro preparatório da Reunião Mundial de Ministros do sector de Água, Saneamento e Higiene, promovida pela parceria internacional SWA – Sanitation and Water for All, marcada para Madrid nos dias 22 e 23 de Outubro 2025.
    O programa do Fórum inclui debates sobre lacunas legais, a elevação do saneamento às prioridades da política pública, e a promoção de modelos de financiamento e eficiência orçamental. Além disso, haverá reflexões sobre a interface entre investigação, tecnologia e formulação de políticas, com especialistas de Angola, Moçambique e representantes do Banco Mundial e UNICEF.
    O FONAS 2025 está ser um espaço decisivo para a construção de respostas concretas e mobilização de compromissos, visando garantir o acesso à água, saneamento e higiene de forma sustentável e inclusiva em Angola.
    O Fórum Nacional do Sector da Água, Saneamento e Higiene de Angola foi estabelecido em 2023 com o objectivo de melhorar a comunicação, coordenação e responsabilização entre todas as partes interessadas na gestão de ASH no país. O FONAS visa apoiar o Governo em suas respostas aos desafios relacionados com ASH, promovendo a cooperação entre o Governo e os agentes de desenvolvimento em benefício da população angolana.