• ESTRATÉGIA NACIONAL DA BIODIVERSIDADE SERÁ APRESENTADA NA COP 16


    Angola está a preparar a estratégia da biodiversidade 2025/2030, para ser apresentada durante a décima sexta (16ª) Conferência das Partes (COP 16), em Cali, por ser realizada de 21 de Outubro a 1 de Novembro de 2024, na Colômbia.
    A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, num dos Workshop de Contribuição para a Revisão da Estratégia Nacional da Biodiversidade e Plano de Acção (NBSAP 2019-2025), realizado no mês de Julho, em Luanda, falou sobre a elaboração da Estratégia Nacional da Biodiversidade 2025/2030 e o plano de Acção por representar um marco significativo visto que é vontade de Angola atingir a visão do Quadro Global da Biodiversidade de Kunming Montreal sobre a Biodiversidade (CBD), proteger trinta por cento (30%) do território e restaurar os ecossistemas degradados.
    Com esta visão, Angola pretende alcançar um mundo de vida em harmonia com a natureza de que até o ano de 2050, a biodiversidade seja valorizada, conservada, restaurada e usada com sabedoria, mantendo os ecossistemas de forma que o planeta esteja saudável a fim de proporcionar benefícios essenciais para toda a humanidade.
    "Paz com a Natureza” é o slogan escolhido com vista a criar uma reflexão para melhorar a relação com o meio ambiente e repensar um modelo económico que não priorize a extracção, a super exploração e a poluição da natureza.
    A COP ou Conferência das Partes é o espaço de discussão e negociação mais importante da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD). Onde os países discutem questões relacionadas à conservação da diversidade biológica, ao uso sustentável dos componentes e à distribuição justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos, de modo a encontrar soluções para os problemas críticos que o planeta enfrenta.