• ESPECIALISTAS E INSTITUIÇÕES DEBATEM SOLUÇÕES PARA A MOBILIDADE HUMANA EM CONTEXTO CLIMÁTICO.


    O segundo dia do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Humana no Contexto da Degradação Ambiental, Desastres e Alterações Climáticas, realizado nesta quinta-feira, 25 de Junho de 2026, numa unidade hoteleira de Luanda, ficou marcado pela apresentação da Declaração Ministerial de Kampala sobre Migração e pela reflexão em torno das diferentes dimensões da mobilidade humana face aos desafios ambientais e climáticos.

    Durante a sessão, os participantes analisaram mecanismos para o desenvolvimento de soluções que reforcem as capacidades de adaptação às alterações climáticas, com base no guia técnico apresentado pela representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Debora Castigline, destacando a importância de integrar a mobilidade humana nas estratégias de resposta aos impactos climáticos.

    Os debates abordaram igualmente a mobilidade humana e as suas interligações com o quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) e os fundos verticais, tema apresentado por um representante da Universidade Americana YELE, tendo ainda sido realizados trabalhos em grupos para a identificação das dimensões prioritárias e das áreas-chave de enfoque da mobilidade humana em relação às alterações climáticas em Angola.

    Promovido pelo Ministério do Ambiente, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o evento decorre durante três dias e reúne representantes de diversos ministérios, instituições, académicas, organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas e parceiros.