• ENCONTRO DE FISCALIZAÇÃO DA VIDA SELVAGEM EM KATIMA MULILO REÚNE PAÍSES DO KAZA


    O Ministério do Ambiente de Angola, através do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), participou, hoje (20), do encontro em Katima Mulilo, Namíbia. O evento reúne representantes de Angola, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe e Namíbia para discutir estratégias de fiscalização nas áreas de conservação da vida selvagem, com foco no Kwando WDA do KAZA-TFCA. O encontro decorre durante os dias 20 e 21 de outubro de 2025.
    No primeiro dia de encontro, os países apresentaram iniciativas e desafios enfrentados na luta contra a caça furtiva. Angola destacou suas diretrizes estratégicas, que incluem a redução da caça furtiva e do tráfico ilegal de espécies, promoção da convivência entre humanos e vida selvagem, controle de rotas e fronteiras, fortalecimento da cooperação institucional e mobilização de recursos financeiros.
    Os participantes também discutiram os desafios comuns, como o reforço legal e institucional, a necessidade de educação ambiental, conflitos entre humanos e vida selvagem, altos níveis de pobreza, legislação branda, insuficiência de fundos e recursos humanos limitados na aplicação da lei.
    Para enfrentar essas dificuldades, foi proposta a criação de um grupo de trabalho entre os países do KAZA, com o objectivo de identificar e compartilhar soluções nas próximas reuniões. O evento foi presidido por Mbiganyi Taka, secretário do KAZA, com a delegação angolana representada por Juliano Jorge, chefe de secção do INBAC, e o Administrador do Parque Nacional do Luenge Luena, Veríssimo Eduardo.
    Este encontro simboliza um avanço significativo na colaboração regional para a protecção da biodiversidade e no combate à caça furtiva, reafirmando o compromisso dos países do KAZA em preservar as suas riquezas naturais.