Encerrou hoje em Luanda, o workshop sobre Diálogo Nacional de Mobilidade Humana no Contexto da Degradação Ambiental, Desastres e Alterações Climáticas e da Declaração Ministerial de Kampala , que decorreu de 24 a 26 de Junho de 2026 em Luanda.
A actividade realizada pelo a Ministério do Ambiente em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), juntou especialistas nacionais e internacionais que debateram temas como a mobilidade humana e suas interligações com o qudro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas entre outros.
Durante o seu discurso, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, enfatizou que Angola encara a mobilidade humana induzida pelas alterações climáticas como um desafio actual que exige respostas coordenadas e integradas, visto que fenómenos como secas, cheias, degradação dos solos e escassez de água já afectam inúmeras comunidades, comprometendo a segurança alimentar, os meios de subsistência e o desenvolvimento local.
Salientou ainda que os debates realizados ao longo dos três dias evidenciaram que a mobilidade humana resulta da interação de factores ambientais, sociais, económicos e institucionais, com a exigência de políticas públicas que articulem adaptação climática, gestão do risco de desastres, ordenamento do território, protecção social e promoção dos direitos humanos.