A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, em representação do Chefe de Estado Angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, participou nesta terça-feira (29), na abertura da Sessão de Alto Nível da 16ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, COP 16, na cidade de Santiago de Cali, Colômbia.
Durante o seu pronunciamento, a Ministra, destacou que, o Governo, desenvolveu um programa de recuperação, preservação e conservação da biodiversidade, isto, resultante de um esforço conjunto, medido pelos meios humanos, financeiros e técnicos colocados para a recuperação de diversas espécies, sobretudo, do símbolo nacional, o antílope endémico de Angola, a Palanca Negra Gigante, assim como a expansão das áreas protegidas.
Sobre a redinamização do sistema de áreas protegidas em Angola, a Ministra salienta que, o processo reflecte um compromisso significativo com a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. A recuperação dos Parques Nacionais e Reservas Naturais, bem como a criação de novos Parques, indica uma estratégia bem-sucedida para proteger os ecossistemas do país, como, o aumento da área protegida de 6,6 por cento para 13 por cento, com a meta de 16 por cento nos próximos cinco anos, é um passo positivo que pode contribuir para a recuperação de várias espécies ameaçadas.
Além disso, a Chefe da Delegação Angolana, assegurou que, o regresso de espécies que se pensavam extintas localmente e o crescimento de populações de vida selvagem em declínio, são sinais encorajadores de que as iniciativas de conservação estão a ter um impacto positivo. Estas acções não só beneficiam a biodiversidade, mas também, podem ter repercussões favoráveis para o ecoturismo e a economia local, criando consciência sobre a importância da conservação.
Por um lado, o pronunciamento evidenciou o trabalho desenvolvido por Angola em parceria com outros países e organizações internacionais, com enfâse na proteção dos corredores de vida selvagem e na biodiversidade marinha, o que representa um compromisso significativo que certamente servirá de exemplo para outros.