• DISCUSSÕES SOBRE ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS AMBIENTAIS E CLIMÁTICOS NA COP29


    A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, participou de um debate centrado no tema “Dívida pela Natureza”, com foco na abordagem estratégica para enfrentar os desafios ambientais e climáticas, realizado no Pavilhão de Portugal, no dia 13 de novembro.
    O evento promovido pelas delegações de Portugal e Cabo Verde, trouxe debates significativos, em que os países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) representados pelo Primeiro-Ministro e Chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada, Ministra do Ambiente de São Tomé e Príncipe, Nilda Borges da Mata, Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Alexandre Monteiro e do Director do Gabinete do Financiamento Climático no Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, Albano Manjate, apresentaram as suas contribuições nos debates.
    O conceito do tema tem ganhado destaque nas discussões, sobre como lidar com as questões ambientais e climáticas, uma vez que, apresenta soluções inovadoras para financiar a preservação ambiental e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Todavia, o assunto em questão reflecte a crescente importância de se considerar a natureza não apenas como um recurso, mas um activo económico fundamental para o desenvolvimento sustentável.
    Entretanto, a Ministra, no decurso da sua abordagem, enfatizou a relevância deste mecanismo no contexto angolano, destacando a necessidade de colaborações internacionais para encontrar soluções eficazes e adaptáveis às realidades locais.