No âmbito das acções de combate e prevenção à cólera, a Direcção Nacional do Ambiente (DNA) efectuou na última semana uma visita técnica aos bairros Angoship e Bungo, no município de Ingombota.
A missão teve como principal objectivo a monitorização da qualidade da água para consumo humano, uma questão vital para a saúde pública da região.
Durante a visita, a equipa técnica da DNA colectou 8 pontos de água, totalizando 16 amostras provenientes de 7 residências e 1 estabelecimento comercial. As amostras serão analisadas pelo laboratório EcoSapien, que desempenhará um papel crucial na determinação da potabilidade da água. A análise é vital para identificar a presença de patogénese e contaminaste que possam representar riscos à saúde dos moradores.
A visita contou com a parceria de diversas entidades, incluindo representantes do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), da Associação Cristã Para o Progresso Rural (ACPR), da Comissão de Moradores e do laboratório EcoSapien. Essa colaboração interinstitucional é fundamental para garantir a eficácia das acções de monitorização e para a implementação de estratégias de prevenção eficazes.
Com o agravamento das condições de saúde pública, especialmente relacionadas à cólera, a qualidade da água torna-se um factor crítico a ser monitorado. A DNA ressaltou que a continuidade dessas iniciativas visa garantir à população acesso a água potável e, assim, contribuir para a prevenção de doenças.
A Direcção Nacional do Ambiente reafirmou seu compromisso com a saúde pública e a segurança hídrica da população. Através de acções sistemáticas e parcerias com organizações comunitárias e técnicas, a DNA pretende intensificar os esforços para garantir ambientes mais saudáveis e sustentáveis em Angola
-
DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE REALIZA VISITA TÉCNICA NO MUNICÍPIO DA INGOMBOTA PARA MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA