• DIÁLOGOS UNIÃO EUROPEIA-ANGOLA


    O Ministério do Ambiente, participou hoje, 9 de Julho, do lançamento da 2.ª fase do Programa Facilidade de Diálogo entre a União Europeia e Angola.

    O programa de Facilidade de Diálogo entre a UE- Angola é uma iniciativa financiada pela União Europeia desde 2019 e governada pela Delegação da União Europeia em Angola, pelos Ministérios do Planeamento e das Relações Exteriores do lado do governo de Angola. Este programa visa apoiar a implementação do acordo Caminho Conjunto Angola-UE, político de alto nível entre o Governo de Angola e a União Europeia assinado em 2012, que pretende dinamizar um diálogo sobre políticas públicas em áreas de interesse comum e promove acções de diálogo, projectos dinamizados por instituições angolanas e europeias, para aprofundar a troca de conhecimento e de boas práticas e a cooperação entre estas organizações nas seguintes áreas temáticas identificadas no acordo Caminho Conjunto Angola-UE: Crescimento Económico e Desenvolvimento Sustentável; Governação e Direitos Humanos; Paz e Segurança; Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Energia; Sistema de Transportes; Ciência e Tecnologia e Formação e Educação.

    A primeira fase de execução do programa terminou a 30 de Abril de 2024, com resultados muito positivos e um crescente interesse por parte das instituições: 15 Acções, realizando cerca de 300reuniões e sessões de trabalho com mais de 4.000 participações de angolanos e europeus, 10 estudose publicações, 13 visitas de estudo, 7 seminários de boas práticas e 6 declarações conjuntas e de parceria.

    O grupo de trabalho foi chefiado pela Secretária de Estado para Accão Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coelho, em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pererira. Contou ainda com as presenças da PCA do Agencia Nacional de Resíduos, Enga. Nelma Caetano, e outros técnicos do ministério ambiente.