• DESFLORESTAÇÃO DA SERRA DA LEBA E HUMBIA PREOCUPA GOVERNO.



    O governador da Província do Namibe, Archer Mangueira, acompanhado pela Ministra do Ambiente, Ana Paula Luna de Carvalho Pereira, e o Ministro da Agricultura e Florestas, António Assis, avaliaram, na última quarta-feira, os níveis actuais da desflorestação da Serra da Leba.
    De acordo com as informações avançadas pelo Governo Provincial do Namibe, as ravinas resultam da desmatamento nas montanhas provocadas pelos produtores de Carvão, colocando em causa a circulação do trânsito na Estrada Nacional 280 e 280-A.
    Em declarações à imprensa, Archer Mangueira, considerou ser um crime ambiental, e assegurou que tudo está a ser feito para que se encontre alternativa de subsistência para as famílias que vivem e dedicam-se ao fabrico de carvão nas encostas da Serra da Leba e Humbia.
    O governante garantiu que está em curso o processo de retirada das famílias das zonas de risco para as áreas devidamente seguras, localizadas nos Municípios da Bibala e Humpata de onde são provenientes.
    O plano de transferência das famílias que vivem nas encostas da Serra vai passar também pela implementação do Projecto de Plantação de Café Robusta, que vai contar com o total apoio do Ministério da Agricultura e Pescas.