A delegação angolana, composta por representantes de várias organizações e associações ambientais, participou nesta quarta-feira(23) nas oficinas e sessões do VIII° Congresso Internacional de Educação Ambiental. O evento reuniu diversos actores do sector para debater estratégias e acções em defesa do ambiente, educação e sustentabilidade.
Durante as actividades, a delegação angolana participou na Eixo 1, sessão 2, dedicada aos “Compromissos Internacionais, Nacionais e Municipais com as Políticas Públicas de Educação Ambiental como Resposta às Crises Ambientais e Climáticas”.
Nesse espaço, foram abordadas noções básicas sobre o funcionamento da inteligência artificial e seu potencial na promoção de acções educativas, criação de conteúdos, planeamento pedagógico e sensibilização ambiental, sempre respeitando princípios de justiça ecológica, inclusão e ética.
A participação também incluiu o projecto PEDUR – Educar para Reciclar, promovido pela Agência Nacional de Resíduos de Angola, que trabalha com acções práticas de educação ambiental em escolas, envolvendo palestras, oficinas e gincanas de reciclagem, visando desenvolver o protagonismo dos estudantes e transformar as escolas em centros de mudança social e ambiental.
Ainda durante as oficinas, foi abordado o tema "Relacionamento Comunitário", onde se discutiu o interesse, a participação e os riscos que um mobilizador pode enfrentar junto das comunidades. Igualmente, foi destacado o papel do mobilizador social na mobilização e sensibilização das populações, além das diferenças entre relacionamento e desenvolvimento comunitário, bem como entre um mobilizador socioambiental e um activista ambiental.
Representantes de diferentes organizações da sociedade Civil, Associação Kudisanza, Otchiva, a Associação de Engenheiros e Gestores Ambientais, Instituto Superior Politécnico do Soyo e a Rede Ambiental Mayombe, onde a delegação angolana reforça o compromisso do país com a educação ambiental e a sustentabilidade.
-
DELEGAÇÃO DE ANGOLA MARCA PRESENÇA NAS OFICINAS DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL