Continua a decorrer em Nairobi, Quénia, a Trigésima Sétima Reunião das Partes do Protocolo de Montreal. Os dias 6 e 7 de Novembro são reservados para o segmento Ministerial ou de Alto Nível.
Angola está participar nesse importante segmento Ministerial com a presença do Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em Representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, tem como principal objectivo aprovar os documentos submetidos pelo Segmento Técnico e orientar as Partes do Protocolo de Montreal, no sen do de implementar os Programas com vista a eliminação no prazo esta pulado das Substâncias Destruidoras da Camada de Ozono, assim como, de Alto Potencial de Aquecimento Global.
Vale ressaltar, que em Maio de 2025, completou 25 anos desde que a República de Angola é Parte Signatária da Convenção de Viena e Protocolo de Montreal e Angola Presidiu a 23ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal, realizado em Novembro de 2011 em Bali, Indonésia e em Novembro de 2012, Presidiu o Workshop de Alto Nível, em Alusão ao 25º Aniversário do Protocolo de Montreal, na 24ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal, em Genebra, Suíça.
Todos os Países Signatários do Protocolo de Montreal têm a obrigação de constituir a Unidade de Ozono e desenvolver Programas de Eliminação Progressiva das Substâncias que estão na origem da Destruição da Camada de Ozono e da Elevação da Temperatura da Terra pelo fenómeno conhecido como Efeito Estufa.
Angola realizou com êxitos o Programa de Eliminação Progressiva dos Clorofluorcarbonos-CFCs, que têm Alto Potencial de Destruição de Ozono e de Aquecimento Global e está em Curso o Programa de Eliminação Progressiva dos Hidroclorofluorcarbonos-HCFCs, que têm baixo Potencial de Destruição de Ozono e Alto Potencial de Aquecimento Global e o Programa de Eliminação Progressiva dos Hidrofluorcarbonos-HFCs, que têm Zero Potencial de Destruição de Ozono e Alto Potencial de Aquecimento Global.
Para além do Secretário de Estado, a Delegação é composta pelo Embaixador da República de Angola na República do Quénia e Representante Permanente junto do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Mário de Azevedo Constantino, Coordenador da Unidade Nacional do Ozono, António Matias e Integram Quadros Seniores da Representação junto das Nações Unidas para o Ambiente.
-
DELEGAÇÃO ANGOLANA PREPARA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO MINISTERIAL DE ALTO NÍVEL DA MOP37-TRIGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO DAS PARTES DO PROTOCOLO DE MONTREAL EM NAIROBI.