• DECISÃO HISTÓRICA NA COP 28


    A 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas COP28 Terminou (14) de Dezembro, com um acordo que prevê o fim gradual dos combustíveis Fósseis até 2050. No entanto, e apesar da satisfação com o acordo, os ambientalistas ainda têm dúvidas quanto à aplicação das medidas agora Aprovadas. 200 países que estiveram representados no Dubai chegaram a um acordo na madrugada, incluindo pela primeira vez no texto final o princípio do fim do uso dos combustíveis fósseis.

    O compromisso, aprovado por consenso em plenário, incita os Estados a iniciarem caminho de afastamento dos combustíveis fósseis de forma ordenada e equitativa, acelerando a acção nesta década crítica, com o objectivo de atingir o objectivo de zero emissões líquidas até 2050, de acordo com a ciência.

    O presidente da COP28, Al Jaber, classificou esta decisão como "histórica para acelerar a acção climática" e agradeceu o trabalho árduo de todas as delegações presentes nas negociações. Trabalhámos arduamente para garantir um futuro melhor para o nosso povo e para o nosso planeta. Devemos estar orgulhosos dos nossos feitos históricos.