• CRIME AMBIENTAL NO TOMBWA, NAMIBE



    Aconteceu nesta segunda-feira (22) na zona da praia dos Flamingos Município do Tombwa, a destruição da maternidade de desova de tartarugas marinhas na Província do Namibe.


    Esta acção pode comprometer o processo de inclusão dos Minhos das tartarugas Oliva e Verde, que tem servido de estudos investigativos para as universidades do Namibe e Agostinho Neto


    As tartarugas marinhas são importantes para a biodiversidade do ecossistema marinho, Elas ajudam a manter o equilíbrio ecológico ao controlar a população de algumas espécies e fornecer alimento para outras. A perda de tartarugas marinha pode ter um impacto negativo em todo o ecossistema marinho.
    O Projecto Kitabanga, Conservação de Tartarugas Marinhas, existe desde 2003 e é implementado pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.


    Conta com a participação de docentes e estudantes universitários, bem como com o envolvimento de membros das comunidades locais onde tem vindo a exercer as suas actividades de investigação, conservação e educação ambiental.


    O governo local instalou, uma equipa multisectorial para constatar a violação do meio ambiente praticada pelos indivíduos desconhecidos, o Director do ambiente, garante que será instituído um processo crime as infratores para desencorajar tais práticas.