11 de novembro é a data escolhida para abertura oficial da Vigésima Nona Edição da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29).
A cidade de Baku, capital de Azerbaijão é o centro das actividades que vão juntar mais 190 países do mundo.
Angola mais uma vez marca presença com uma delegação multissectorial chefiada pela Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa.
A Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho Pereira, já em Baku, orientou uma reunião com a delegação do nosso país. Durante o encontro, foram discutidos diversos tópicos relevantes para a COP29, incluindo as estratégias para incrementar a representatividade de Angola no evento, em especial na cimeira dos Líderes Mundiais, onde a Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, representará o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Este encontro aconteceu num momento chave para preparar a participação do país na conferência, que terá como lema "Aumentar a Ambição, Possibilitar a Acção".
Importa realçar que a Delegação Angolana é composta por várias figuras importantes, incluindo o Embaixador de Angola na Rússia, Augusto da Silva Cunha, a Secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, dentre outros membros e órgãos vinculados à Vice-Presidência.
O objectivo da participação de Angola na COP29 é alinhar-se às discussões globais sobre as mudanças climáticas, reforçar compromissos e buscar acções efectivas que ajudem o país a enfrentar os desafios climáticos. A preparação para a cimeira reflecte a importância que Angola atribui à luta contra as alterações climáticas e à busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do país.