• CONFERÊNCIA SOBRE AMBIENTE DE NAIROBI TERMINA COM DECISÕES QUE VÃO ORIENTAR ÁFRICA NOS PRÓXIMOS EVENTOS GLOBAIS.


    Encerrada hoje, 18 de julho de 2025, a 20ª Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente (AMCEN-20) que decorreu de 14 a 18 de julho do corrente ano em Nairobi, Quénia, com várias decisões que vão orientar a posição do continente africano nos próximos eventos globais relacionados ao ambiente.
    As decisões centram-se nas problemáticas da desertificação, alterações climáticas, deflorestação, degradação da terra, entre outros.
    Durante o evento, os participantes deflectiram sobre o percurso de África nos últimos 40 anos, destacar as conquistas, desafios e lições aprendidas, ao mesmo tempo que lançaram uma nova visão para o futuro, focada em acções transformadoras e inclusivas. As prioridades ambientais emergentes em todo o continente africano estiveram no centro dos debates, com estratégias adotadas visando reduzir os efeitos negativos das alterações climáticas, de acordo com o comunicado final.
    O encerramento foi também marcado pela celebração de alto nível dos 40 anos da Conferência Ministerial Africana sobre Ambiente AMCEN-20, onde foi aprovada uma declaração política desta organização.
    A Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho Pereira, que encabeçou a delegação angolana, considerou positiva a conferência, tendo sido tomadas decisões e aprovadas políticas ambientais que vão orientar o posicionamento do continente africano nos próximos eventos globais.
    Por outro lado, Ana Paula de Carvalho Pereira destacou que o continente saiu mais reforçado em relação à estratégia do plano circular para a economia azul de África, tendo referido que se trata de um instrumento importante que poderá facilitar o tratamento dos resíduos. O evento foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), voltado à protecção do ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável.
    De salientar que fizeram ainda parte da delegação angolana o Embaixador de Angola na República do Quénia e Representante Permanente da República de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairóbi, Mário de Azevedo Constantino membros do corpo diplomático e quadros do Ministério do Ambiente.