• CONFERÊNCIA NACIONAL DO FONAS REFORÇA ESTRATÉGIAS PARA O SECTOR DE ÁGUA E SANEAMENTO.


    A Conferência Anual do Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS), uma iniciativa liderada pelo Ministério da Energia e Águas, em parceria com o Ministério do Ambiente, decorreu (12) em Luanda, com a presença de representantes de oito ministérios parceiros, além de contar com o apoio da UNICEF.
    A conferência tem como objectivo fortalecer o sector de Água, Saneamento e Higiene (ASH) através de várias acções estratégicas, incluindo coordenação, planeamento, financiamento, suporte técnico e formação. Documentou as acções desenvolvidas em 2024, apresentou casos internacionais, partilhou experiências com a empresa de águas e saneamento de Moçambique e abordou temas relacionados à adaptação climática e ao acesso aos serviços de ASH.
    Durante o evento, também foram realizados exercícios práticos para debater o conceito e as principais metas do FONAS, bem como a preparação para a avaliação conjunta do sector, prevista para outubro deste ano. A realização da conferência desempenhou um papel fundamental na construção de um consenso entre os parceiros sobre o modus operandi deste mecanismo de coordenação sectorial, além de definir as actividades a serem executadas em 2025, com o objectivo de monitorizar e avaliar o desenvolvimento do sector de ASH e o impacto das acções implementadas.
    Na sessão de encerramento, a Directora Nacional do Ambiente, Hassana Octávio Lima, destacou o sucesso da actividade e reforçou a importância da agenda de água e saneamento como pilar fundamental para a resiliência ambiental, saúde pública e desenvolvimento sustentável do país.