• COMISSÃO NACIONAL AVALIA PARTICIPAÇÃO DE ANGOLA NA COP-28



    COMISSÃO NACIONAL AVALIA PARTICIPAÇÃO DE ANGOLA NA COP-28


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orientou na última terça-feira a primeira sessão ordinária da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas e Biodiversidade, da participação de Angola no COP- 28, que se realiza no dia 31 a 14 Dezembro no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
    Durante o encontro foram abordados, o ponto de situação da participação de Angola na 28ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 28), a Estratégia Nacional das Alterações Climáticas e da Biodiversidade, o estado de implementação da Acção Climática, bem como a situação sobre a biodiversidade, alterações climáticas e desertificação no país.


    O Presidente da República, fará a sua apresentação no dia 1 de Dezembro, onde ira abordar os projectos que já desenvolve para as alterações climáticas e tentar angariar financiamento para concretizar os que estão em carteira.


    A Ministra Ana Paula de Carvalho Pereira, informou na primeira Sessão da Comissão Nacional sobre as Alterações, que está assegurado um stand e uma sala para a realização de encontros bilaterais. Considerou, no entanto, que este tipo de cimeira, uma oportunidade de se angariar financiamento e estabelecer acordos, para que o país possa dar andamento aos projectos em curso relativamente ao seu contributo às alterações climáticas.


    Ana Paula de Carvalho, justificou que como o país já sente as alterações climáticas, o foco é trabalhar mais na questão da adaptação aos efeitos, um dos pilares da Estratégia Nacional sobre as Alterações 2022-2035, além da mitigação, financiamento climático, capacitação e observação sistemática e análise.


    A Titular da pasta do Ambiente, destacou a necessidade de se fazer um balanço sobre o que foi feito, pois um dos compromissos é reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 35 por cento, em 2030.