• CICLO DE VISITAS ENCERRAM EM LUANDA


    No seguimento das visitas de constatação que o Ministério do Ambiente através, da Direcção Nacional do Ambiente, o GPL, e o UTGSL, terminou na passada Sexta-feira 17 de Maio de 2024, onde foram realizadas as mais diversas visitas nas bacias de retenção e mercados da província de Luanda.
    Seguiu-se para a bacia de retenção do Coelho, onde se constatou as condições de segurança e o funcionamento da mesma que é feito no sistema de boia e evacuação hidráulica, composto por um grupo de geradores e reservatório de combustíveis para o suporte caso falte energia elétrica pública.
    De seguida, a equipa visitou o mercado municipal de Viana situado no distrito urbano da Estalagem onde também está o mercado provincial do peixe, e produtos do mar.
    Dando sequência o grupo técnico chegou até ao mercado do 30 situado no distrito da Baia. Aí foram recebidos pelo administrador o Sr. Antônio Domingos, que com cortesia apresentou os locais de serviços como: os pontos de abastecimento de resíduos, as zonas de descargas, sistema de recolha de resíduos, e aproveitou a ocasião para pedir que se invista numa ETAR e fornecimento de contentores afim de depositar o lixo, pois a recolha é feita por cooperativas locais com apoio da administração do mercado.
    Afirmou que a recolha é feita por cooperativas e pela Administração do mercado.
    Também visitou-se às Bacias, aterros onde constatou-se na Administração Municipal do Kilamba-Kiaxi, os resíduos sólidos produzidos mensal, trimestral e anualmente naquele município.
    O Administrador do município Sérgio Camões, declarou que por ser um município situado ao centro de Luanda, alberga muito movimento populacional e acaba por ver muitos resíduos espalhados ao redor da área, bem como do curso de água que passam pelas valas do município.
    A equipa seguiu até a Bacia de Cambamba, onde verificou os resíduos sólidos produzidos pelos munícipes de vários pontos da capital. Em suma a estes aspectos, o Sr. Administrador salienta estarem a criar estratégias para a minimização e melhoramento da recolha dos resíduos a nível daquele distrito, com a intenção de criar parcerias com empresas e sub-empresas firmadas e em conformidade, para então reduzir cada vez mais a produção destes resíduos.
    Sendo que as escolas e outras Instituições Público-Privadas são um elo de referência para a consciencialização da população no que se refere a Educação Ambiental.
    Estes levantamentos visam, avaliar e recolher dados de saneamento básico dos mercados, valas de drenagens, afim de elaborar políticas para o melhoramento do saneamento em Angola.