A nascente do rio Lucunga, localizada na sede do município da Jamba Mineira, na província da Huíla, foi caracterizada e catalogada no mês de Novembro, no âmbito do Projecto de Estudo das Nascentes da Huíla, promovido pelo Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC).
Durante o trabalho de campo, os Engenheiros Sérgio Kussumua e Henriques Laurindo realizaram colheitas de amostras e diversos testes técnicos “In loco”, com o objectivo de avaliar a qualidade da água proveniente da referida nascente.
A infraestrutura da nascente, que remonta ao período colonial, continua a ser uma importante fonte de abastecimento de água para o consumo doméstico de muitos moradores da região. No entanto, os munícipes que utilizam a água apelam à intervenção das autoridades competentes, visando a requalificação e melhoria do espaço, tendo em conta o elevado número de cidadãos que dela dependem.
Por sua vez, o Director-Adjunto do CETAC, Engenheiro Sérgio Kussumua, destacou que o estudo em curso poderá trazer impactos positivos significativos, contribuindo para a preservação da nascente e para a melhoria das condições de vida da comunidade local. O município da Jamba Mineira esta a cerca de 239 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.