• BALEIA ENCALHA NA ILHA DO MUSSULO


    O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), tomou conhecimento através Órgãos responsáveis pela Capitania da Ilha do Mussulo, sobre o aparecimento de uma baleia morta em estado de putrefação.

    Trata-se de uma baleia branca, proveniente das correntes frias de Benguela, que encalhou na Contra-costa do Mussulo entre Cambaxi e Mussulo Centro. De acordo com o grupo técnico presente, por se tratar de um animal de grande porte, os especialistas fizeram questão de dar o tratamento hoje mesmo, 16 de Agosto. É importante informar, que após a morte de uma baleia, os orgãos começam a se decompor, resultando na formação de gases como metano, dióxido de carbono e amônia. Portanto, por causa da espessura da pele, esses gases não conseguem escapar quando os órgãos se transformam em líquido, ela inflama como uma bomba pela a pressão interna e seu estômago explode, causando consequências ao ambiente.

    O processo de remoção da mesma do local foi acompanhado pelos técnicos do INBAC, Órgãos responsáveis da Capitania do Mussulo, Técnicos da Administração e membros da Comissão de moradores local.