• AZERBAIJÃO, CENTRO DAS NEGOCIAÇÕES DA COP29.


    A Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), sob lema “Solidariedade para um Mundo Verde”, a ser realizada de 11 a 22 de novembro de 2024, em Baku, capital do Azerbaijão, será o centro das negociações climáticas.

    O país que frequentemente é referido como o “berço da indústria moderna dos combustíveis fósseis”, devido à sua forte dependência da indústria petrolífera, que representa quase metade do PIB do país e mais de 90% de suas exportações. A conferência enfrentará desafios significativos, incluindo a necessidade de cumprir as metas do Acordo de Paris e encontrar soluções para o financiamento das acções climáticas.

    A presidência da vigésima nona conferência das partes, ficará a cargo de Mukhtar Babayev, que tem um histórico na indústria do petróleo, o que levanta preocupações sobre possíveis conflitos de interesse nas discussões sobre a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Apesar das críticas, o Azerbaijão está investir em energia limpas e se comprometeu em reduzir a participação de combustíveis fósseis em sua matriz energética de 98% para 30% até o ano de 2030.

    Com a participação de Angola nos debates, espera-se apresentar o seu contributo, relativo a implementação da Estratégia Nacional sobre as Alterações Climáticas. Assim como Angola, o encontro vai contar com a presença de outros Estados membros da Convenção- -Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), bem como, vários especialistas na matéria, jornalistas, activistas climáticos, representantes de empresas e organizações não-governamentais.