O primeiro ciclo de Formação de Fiscais, designado a apascentadores da Palanca Negra Gigante da Reserva Natural Integral do Luando na Província de Malange, está a decorrer desde 6 de Fevereiro de 2025, na Escola Nacional de Formação de Fiscais de Katalangombe, no Parque Nacional da Quiçama, em Luanda.
O Programa formativo com vinte Módulos, tem como objectivos reforçar a capacidade Combativa, doptar os novos Fiscais de ferramentas modernas, como o uso de Drones, câmaras armadilhadas, GPS e outos equipamentos necessários que facilitem no exercício de Fiscalização Ambiental.
Os formandos provenientes das Comunas de Capunda, Gunga Palanca e Kimbango Município de Lukembon, serão capacitados em matéria sobre Conhecimento da Biodiversidade Angolana Fiscalização, problemática Administrativa, conhecimento de Legislação sobre as áreas de Conservação e Gestão de Áreas de Conservação Ambiental.
O discurso do acto de abertura do ciclo formativo com duração de duas semanas, foi proferido pelo Director-geral do INBAC, Miguel Xavier e contou com a participação da Direcção Geral do INBAC, Administradores dos Parques Nacionais da Quiçama e Cangandala, dentre outras individualidades.
Este Programa Formativo, enquadra-se na nova visão estratégica do Ministério do Ambiente, sobre a gestão e asseguramento da Rede Nacional de Áreas de Conservação Ambiental.