• ANGOLA PRESENTE NA TERCEIRA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS OCEANOS (UNOC3)


    A cidade Francesa de Nice é palco da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3).
    Esta Conferência, co-organizada pelos Governos da França e da Costa Rica, tem lugar de 9 a 13 de junho de 2025, com o tema: "Acelerar a acção e mobilizar todos os intervenientes para conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos". Procurará apoiar a implementação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS14), com três prioridades principais, para produzir um ambicioso Plano de Acção para os Oceanos de Nice:
    •Trabalhar para a conclusão dos processos multilaterais relacionados com os oceanos.
    •Mobilizar recursos financeiros para o ODS 14 e apoiar o desenvolvimento de uma economia azul sustentável.
    •Reforçar e divulgar melhor os conhecimentos ligados às ciências marinhas para melhorar a elaboração de políticas.
    Apesar de ocuparem dois terços da superfície terrestre, os acordos internacionais de protecção dos oceanos ainda são frágeis, e o financiamento destinado a este objectivo, insuficiente. Ao longo da semana, os países vão anunciar os seus compromissos voluntários para cumprir a meta número 14 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - a única específica sobre os oceanos, mas que vendo sendo relegada.
    Angola marca presença nesse importante evento, com uma delegação chefiada pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira em representação do Presidente, João Manuel Gonçalves Lourenço, estando também presente, a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmem do Sacramento Neto e delegados dos ministérios das Relações Exteriores, Ambiente e Pescas e Recursos Marinhos.
    Mais de 60 chefes de Estado e de Governo estão presentes na conferência, co-organizada por França e Costa Rica. Entre os líderes, estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Brasil, Lula da Silva, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, o presidente argentino, Javier Milei. O evento ocorre até sexta-feira (13). Ao final, um compromisso político deverá ser acordado entre os países participantes.