O Ministério do Ambiente, por via do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), participa desde o dia 30 de setembro, no Programa Internacional de capacitação para a Redução do risco de Desastres para o Desenvolvimento Sustentável em África (2023/2024), na cidade de Seongnam, província de Gyeonggi-do, Coreia do Sul.
O evento com a duração de catorze dias, tem como finalidade, fortalecer a capacidade institucional do sistema nacional de gestão de risco de desastres, obtendo o conhecimento sobre por que e como adoptar uma abordagem abrangente de gestão de riscos, compartilhar experiências e técnicas sobre o conteúdo em desta que. Outro, fomentar a troca de experiências entre os países participantes para construir as capacidades dos funcionários do governo em Redução de Riscos de Desastres (DRR) para o desenvolvimento sustentável em África.
A realização do evento, está ao cargo da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), sendo que, Vladimiro Quiar, técnico do INGA, representa Angola, na formação ministrada por peritos coreanos do Instituto Nacional de Treinamento em Defesa Civil e Gestão de Desastres, em parceria com especialistas do Escritório da ONU para UNDRR, com foco para a gestão de desastres (inundações e secas).
A mesma, inclui sessões de apresentações teóricas e práticas com visitas de estudo aos órgãos de gestão de desastre das cidades de Sejong e Gwangju, de modo a alcançar os objectivos do programa através do desenvolvimento de capacidades e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico sustentável dos países.
Participam da formação quinze representantes de países africanos, nomeadamente, Angola, Camarões, Madagáscar, Moçambique, Tanzânia e Uganda.