Decorreu de 21 a 22 de Novembro, em Samarkanda, Uzbequistão, a 4ª Reunião Preparatória do Grupo de Negociadores Africanos sobre Vida Selvagem (Wildlife AGN), com vista à participação na 20ª Conferência das Partes da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CoP20–CITES), que terá lugar de 23 de Novembro a 5 de Dezembro, no Expo Center – Samarkanda, Uzbequistão.
Angola, através do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), foi representada pela Ponto Focal Nacional da CITES, Violante Pereira.
Durante a sessão de abertura, a Presidente da Comissão da União Africana expressou agradecimentos pela participação activa de Angola, reconhecendo o seu papel enquanto líder actual da União Africana, e destacou a energia positiva que o país tem transmitido na consolidação da cooperação africana em matéria ambiental.
A reunião, organizada pela Comissão da União Africana (CUA), tem como objectivo analisar e recolher contributos formais sobre a posição comum africana relativamente às propostas de inclusão e alteração de espécies nos anexos da CITES, que serão discutidas durante a CoP20.
Este encontro decorreu em conformidade com as orientações ministeriais emanadas das decisões aprovadas na 20ª Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente (AMCEN 20), realizada de 14 a 18 de Julho de 2025, no Complexo das Nações Unidas, no Quénia. A reunião está igualmente alinhada com as resoluções da 1ª Cimeira Africana sobre Biodiversidade, realizada em Gaborone, Botsuana, sob o tema “Aproveitando a Biodiversidade da África para a Prosperidade”, com o apoio do Secretariado da CITES.
O evento contou com a participação de delegações de 42 países membros da União Africana, reforçando o compromisso conjunto em promover a conservação da biodiversidade e a gestão sustentável da vida selvagem no continente.