• Angola Participa do Workshop Regional de Vigilância Ambiental em Joanesburgo


    De 8 a 11 de Abril, Angola, esteve presente num importante workshop regional sobre Vigilância Ambiental de Águas Residuais, realizado em Joanesburgo. O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Ambiente e do Ministério da Saúde, incluindo Hassana Lima, Directora Nacional do Ambiente e Dra. Albertina Cardoso, Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Ambiental.
    Organizado pelo Programa das Nações Unidas, com o suporte da Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências da Saúde da União Europeia, em parceria com a OMS e a SADC, o workshop reuniu cerca de 30 participantes de diversos países da África Austral. Com o objectivo de fortalecer a vigilância ambiental e aprimorar os sistemas de monitoramento de águas residuais na região.
    Importa lembrar que Vigilância de Águas Residuais é o tipo de vigilância crucial para detectar precocemente patógenos como: Cólera, Gripe, Varíola Símia (Mpox), Poliomielite, COVID-19, Febre Tifóide e Paratifóide. Com essas informações, pode-se agir rapidamente e proteger a saúde pública.
    Durante o workshop, Angola teve a oportunidade de compartilhar sua experiência na vigilância de águas residuais para a poliomielite, que já abrange 6 províncias e 17 pontos de amostragem em estações de águas residuais, valas e canais. Essa troca de experiências é fundamental para fortalecer a cooperação e aprimorar as capacidades em toda a região.
    Com a realização desse workshop, esperamos harmonizar abordagens de monitoramento e expandir a capacidade de vigilância ambiental na África. Planejamos envolver três aeroportos e um porto, reforçando a importância de uma vigilância eficaz em pontos críticos de movimentação.