A Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho Pereira, encabeça a delegação angolana, que participa na 20ª Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente, AMCEN -20, que decorre de 14 a 18 de Julho do ano em curso, em Nairobi-Quénia. O evento é organizado pela UNEP, programa das Nações Unidas voltado à protecção do ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável.
Abertura do evento que decorreu hoje (16), foi dominada com vários discursos das mais altas entidades convidadas que sublinharam o compromisso de todos os Estados trabalharem conjunto, fruto dos desafios do continente quanto às prioridades da agenda dos governos sobre a preservação do ambiente.
William Kipchirchir Samoei Arap Ruto, Presidente do Quénia, prestigiou o evento, desejando boas-vindas aos presentes, tendo aproveitado a ocasião para manifestar o comprometimento do seu país, no que se refere as políticas e estratégias sobre a preservação do ambiente. De acordo com agenda de trabalhos, os participantes väo reflectir sobre o percurso de África nos últimos 40 anos, ao destacar as conquistas, desafios e lições aprendidas, ao mesmo tempo que lança uma nova visão de futuro para as acções transformadoras e inclusivas para abordar as prioridades ambientais emergentes em todo continente.
Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula Luna de Carvalho Pereira , disse que este encontro visa saudar os 40 anos da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente- MCEN, por outro lado, sublinhou que, os participantes vão aproveitar a ocasião para tomar algumas decisões, reflectir sobre as políticas e estratégicas da organização, bem como abordarão o reforço conjunto das questões ambientais para o continente africano, principalmente o período 2025 a 2027.
Por outro lado, Ministra do Ambiente, manifestou-se optimista quanto os resultados esperando o fortalecimento dos Estados Africanos quanto as políticas ambientais com um cronograma específico para o presente ano até 2027.
A vigésima sessão ordinária é também uma oportunidade para os ministros do ambiente e especialistas discutirem e prepararem a posição comum, no que diz respeito o engajamento de África para a participação nas próximas conferências ambientais globais, incluindo. A sessão poderá criar uma plataforma para reforçar o envolvimento colectivo de África na agenda ambiental global.
Importa referir que fazem ainda parte da delegação Angolana, o Embaixador de Angola na República do Quénia e Representante Permanente da República de Angola, Junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairóbi, Mário de Azevedo Constantino, membros do corpo diplomático e quadros do Ministério do Ambiente. E participam igualmente, os ministros do ambiente dos países membros da organização.