O Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento da Costa Alexandre Soares, em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, participa na Wolrd Climate Industry Expo 2025, realizada em Busan de 27 a 29 de Agosto, na República da Coreia do Sul.
Ao longo da actividade o Secretário, manteve encontros, na Embaixada de Angola na República da Coreia, com empresas sul-coreanas que apresentaram soluções inovadoras nos domínios da sustentabilidade ambiental e da transição energética, bem como manifestaram a intenção de estabelecer parcerias com a República de Angola.
Dentre as empresas presentes, destacam-se: A GIVENTECH CO, representada pelo seu Presidente, Chang Han Kim, e pela Diretora Ki-young Park, que apresentou uma solução tecnológica para energias renováveis, com sistema híbrido de painéis solares off-grid, concebido para fornecer energia solar fora da rede eléctrica, utilizando tecnologia avançada para garantir uma fonte de energia limpa e confiável. A tecnologia já foi implementada em alguns países africanos, como Gana e Zâmbia, em parcerias públicas e privadas.
A Korea Low Impact Development Association (KLIDA), uma organização sul-coreana representada pelo senhor Dr. Se–hyun Park dedicada à promoção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano, com enfoque na economia circular e na gestão de resíduos sólidos, desenvolve, há mais de 15 anos, blocos de cimento com sistema de encaixe que dispensam o uso intensivo de cimento, contribuindo para a redução de custos e do impacto ambiental na construção civil. No encontro foi destacada a atribuição do premio Adison awards 2025 no Estados Unidos pela durabilidade e aplicabilidade da sua tecnologia em habitação e infraestruturas resilientes às alterações climáticas e manifestou interesse em instalar em Angola uma unidade de produção local, capaz de valorizar resíduos e gerar emprego, caso existam potenciais parceiros locais.
O Secretário de Estado valorizou as iniciativas e afirmou estar em consonância com os vários Planos e Estratégias Nacionais e Internacionais com destaque o PND 2023-2027, Estratégia Nacional de Alteração Climática 2022-2035, PLANEPP 2022-2027, as Agendas 2030 e Agenda Africana 2063, ressaltando a criação de condições para futuras parcerias públicas ou privadas com a República da Coreia.
Todavia, incentivou as empresas a apresentarem uma proposta de intenção, para que esta possa ser analisada a nível de decisão.
A delegação participou no dia 28 de Agosto no Fórum Global sobre as Tecnologias do Clima onde debruçou-se sobre os temas desafios e oportunidades sobre a Descarbonização Global: papel do Ion apresentado na condução do polímero apresentado pelo professor Chulsung Bae professor do instituto de Politécnico Renseelaer da Fundação Ford, professor Colin Snape, professor na universidade de Nottingham que abordou o tema sobre a aceleração da tecnologia de Loop de absorvente sólido básico: projecto ABSALT, Chritopher W. Jones professor do Instituto.
-
ANGOLA NA WORLD CLIMATE INDUSTRY EXPO 2025 NA REPÚBLICA DA COREIA.