• ANGOLA LANÇA PROJECTO DE CONSERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA FLORESTAL DO MAIOMBE


    O Ministério do Ambiente de Angola, através do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) e a Conservation International realizaram hoje (3) o Workshop de lançamento do Projecto GEF-8: Conservação Integrada do Ecossistema Florestal do Maiombe. O mesmo visa fortalecer a conservação e a governança dos ecossistemas da Floresta Maiombe, localizada na província de Cabinda.
    O evento foi presidido pelo Secretário de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, que destacou a Importância da Floresta do Maiombe como um santuário de biodiversidade. Ele enfatizou os desafios enfrentados pela região, como a desflorestação e a exploração ilegal de madeira.
    Afirmou ainda que este projecto, parte do GEF-8, representa um compromisso firme de Angola com a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais.
    O Secretário de Estado também ressaltou que a conservação do Maiombe é uma responsabilidade não apenas nacional, mas também regional, pelo seu carácter transfronteiriço. O projecto busca promover a boa governança das paisagens críticas e o desenvolvimento sustentável, contando com a participação activa de todas as partes interessadas.
    Com uma área de aproximadamente 2.600 km², a Floresta Maiombe abriga cerca de 56.000 pessoas, e desde 2011, mais de 1.930 km² estão protegidos pelo Parque Nacional do Maiombe (PNM). No entanto, a região enfrenta sérios desafios, incluindo a desflorestação, a caça ilegal e práticas insustentáveis de uso da terra.
    O projecto será estruturado em cinco componentes principais: criação de um ambiente legislativo favorável à governança florestal, melhoria da conservação através do envolvimento das partes interessadas, gestão do parque, coordenação transfronteiriça e monitorização e avaliação.