Os Governos da República de Angola e da República de Zâmbia assinaram a 28 de Maio de 2025, um marco Memorando de Entendimento (MoU) para formalizar as negociações com vista à criação da Planície de Liuwa - Área de Conservação Transfronteiriça de Mussuma (TFCA).
A cerimónia de assinatura teve lugar no Centro Internacional de Conferências Mulungushi em Lusaka, Zâmbia e contou com a presença de funcionários governamentais, parceiros de conservação e membros do corpo diplomático local.
Falando durante a cerimónia, o Honorável Collins Nzovu, deputado, Ministro do Desenvolvimento da Água e Saneamento da Zâmbia e Ministro do Turismo, enfatizou o significado da parceria transfronteiriça.
"O evento de assinatura significa não apenas um marco na cooperação regional, mas também um compromisso renovado por parte das nossas nações de conservar os nossos recursos naturais compartilhados para as gerações actuais e futuras. O Liuwa-Mussuma TFCA é um plano para o desenvolvimento impulsionado pela conservação e unidade regional. ”
A paisagem das planícies de Liuwa - Mussuma é uma zona ecológica crítica dentro da grande bacia do Zambezi. É conhecido por acolher a segunda maior migração de gnus de África, suporta mais de 6.600 cães selvagens e abriga mais de 350 espécies de aves, tornando-o um local de biodiversidade reconhecido internacionalmente e um local de Ramsar.
O recém-assinado Memorando de Entendimento representa a quinta participação da Zâmbia nas Áreas de Conservação Transfronteiriças, acrescentando ao seu envolvimento nas TFCAs KAZA, MAZA, ZIMOZA e LOZAMAP. Isto sublinha a dedicação da Zâmbia à cooperação transfronteiriça na gestão dos recursos naturais, no desenvolvimento do turismo sustentável e na conservação orientada pela comunidade.
Da sua parte, a Honorável Ministra do Ambiente para Angola, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho Pereira, reiterou o compromisso de Angola com a conservação e a colaboração regional.
“Este acordo é um testemunho da nossa responsabilidade coletiva de salvaguardar ecossistemas que transcendem fronteiras. Reflecte a nossa determinação em garantir que as pessoas e a vida selvagem da região de Liuwa-Mussuma beneficiem do desenvolvimento sustentável, da paz e da prosperidade compartilhada. ”
A Planície de Liuwa - Mussuma TFCA é concebida como uma plataforma colaborativa para combater o crime da vida selvagem, melhorar a resiliência dos ecossistemas, promover a pesquisa científica e melhorar a subsistência através do ecoturismo e do envolvimento da comunidade.
Ambos os Ministros elogiaram o trabalho das equipas técnicas, dos líderes tradicionais, das autoridades locais e dos parceiros internacionais pelos seus esforços inabaláveis para promover esta iniciativa.
A assinatura do Memorando de Entendimento marca o início de uma nova era na diplomacia de conservação e reafirma o compromisso da Zâmbia e de Angola com a gestão ambiental sustentável e a integração regional.
-
ANGOLA E ZÂMBIA ASSINAM MEMORANDO PARA ESTABELECER PLANÍCIE DE LIUWA - ÁREA DE CONSERVAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE MUSSUMA