No dia da abertura do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental, em Manaus, (21) as Ministras do Ambiente de Angola e do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil assinaram um Memorando de Entendimento que marca um momento histórico na cooperação ambiental entre os dois países.
O acordo reforça os laços culturais e linguísticos que unem Angola e Brasil, e consolida um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas. O foco estará na troca de experiências, protecção dos ecossistemas, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
As Ministras também destacaram a importância da educação ambiental e da justiça climática como pilares das futuras políticas.
A participação de Angola na COP30, em 2025, foi reafirmada, com destaque para temas como transição energética e gestão de resíduos. A Ministra angolana confirmou a presença do país e possivelmente do titular do executivo angolano, presidente JoãoManuelGonçalves Lourenço, alinhando a agenda ao cinquentenário da independência nacional.
Este acordo simboliza um novo capítulo na cooperação ambiental entre Angola e Brasil, com vistas a um futuro mais justo, sustentável e resiliente para as próximas gerações.