A delegação angolana, liderada pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, teve uma participação de destaque na cerimônia de abertura do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental, que reúne mais de dois mil (2.000) especialistas e representantes de diversos países em Manaus, Brasil.
Durante a mesa-redonda inaugural, a Ministra reafirmou o compromisso de Angola com a cooperação internacional e com o fortalecimento das acções voltadas para a preservação e a promoção da educação ambiental no continente africano. Em sua intervenção, Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou ainda as condições do país para sediar o 10º Congresso Internacional de Educação Ambiental, previsto para ocorrer em 2029, em Luanda.
A Ministra abordou temas relevantes como a implementação de políticas sustentáveis em Angola, o fortalecimento de parcerias globais e a importância da troca de experiências e inovações na área ambiental. A sua participação foi um marco importante para reforçar o papel dos países africanos e latino-americanos na construção de uma agenda ambiental sustentável.
Outro momento significativo da presença angolana foi a visita da Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, ao stand de Angola, que apresentou ao público a rica biodiversidade do país.
O congresso é uma plataforma essencial de diálogo e partilha de conhecimentos sobre mudanças climáticas, conservação ambiental e educação para a sustentabilidade, com duração de quadro dias(21-25) do mês em curso.