O Governo angolano esteve representado no evento sobre a “Mobilização do Sector Privado Africano na Luta Contra as Alterações Climáticas”, pela Secretária de Estado para as Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, Paula Francisco, no dia 16 de novembro de 2024, em Baku, Azerbaijão.
O evento que ocorreu a margem da COP29, no pavilhão do Reino do Marrocos, onde estiveram reunidos líderes de diversos países para o lançamento da Aliança Africana para mobilização do sector privado Africano na luta contra as alterações climáticas.
A Secretaria de Estado, na sua intervenção, destacou a importância da colaboração entre governos, sector privado e sociedade civil, no sentido, de juntos promoverem uma transição climática justa e inclusiva. “É essencial que façamos da sustentabilidade uma prioridade em nossas economias, especialmente em um contexto em que as alterações climáticas já afectam directamente as comunidades mais vulneráveis”, salientou.
Dada a importância, o evento abordou iniciativas inovadoras que visam integrar práticas sustentáveis no sector privado Africano, proporcionar investimentos em tecnologias verdes e soluções adaptáveis, sendo que, os participantes discutiram os desafios enfrentados na implementação de Políticas Públicas climáticas, com foco na necessidade de primar em um compromisso colectivo.
Além de compartilhar experiências de Angola baseadas na ENAC (2022-2035),Paula Francisco, enfatizou a relevância do diálogo entre as nações, especialmente no que diz respeito ao apoio financeiro, técnico e tecnológico aos países em desenvolvimento. “A solidariedade global é fundamental para enfrentar essa crise. Precisamos trabalhar juntos para criar oportunidades que não apenas salvaguardem o ambiente, mas que também promovam o desenvolvimento económico”, concluiu.