• ANGOLA DÁ INÍCIO AO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE ADAPTAÇÃO AOS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


    O Ministério do Ambiente, através da Direcção Nacional de Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, realiza hoje (31) um Workshop Técnico para dar início ao processo de elaboração do Plano Nacional de Adaptação aos Impactos das Alterações Climáticas (PNAAC). O evento decorreu no Hotel Palmeiras.
    Este workshop surge no âmbito da Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022-2035), estabelecida pelo Decreto Presidencial Nº 216/22 de 23 de agosto, cujo objectivo é moldar uma Angola mais resiliente às mudanças climáticas e em desenvolvimento sustentável. A ENAC visa não apenas mitigar os efeitos das alterações climáticas, mas também contribuir para a erradicação da pobreza no país.
    Entre os principais objectivos do workshop, destacam-se: Revitalização da Equipa Nacional: Reunir especialistas e stakeholders para integrar e energizar as equipas que trabalharão na formulação do PNAAC, Melhoria da Base de Informação: Promover a partilha de dados relevantes entre os diferentes sectores, fortalecendo a cooperação interinstitucional, Identificação de Sectores Prioritários: Delimitar os sectores mais vulneráveis e que requerem atenção imediata quanto à adaptação às alterações climáticas, Desenvolvimento de um Roteiro: Criar um guia estratégico que delineie as acções e políticas a serem implementadas na adaptação climática.
    O evento representa um passo significativo no compromisso de Angola em enfrentar os desafios das alterações climáticas, alinhando-se com as diretrizes globais e nacionais em busca de um futuro sustentável. A participação activa dos diferentes sectores da sociedade é crucial para garantir o sucesso das políticas de adaptação, reflectindo a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa.