• ANGOLA CONTINUA EM DESTAQUE NA COP30: ESTRATÉGIA E COLABORAÇÃO INTERNACIONAL


    Na COP30, a delegação de Angola, coordenada pelo Secretário de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em representação a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira. Numa primeira reunião no pavilhão de Angola, Nascimento Soares estabeleceu diretrizes estratégicas para as negociações climáticas.

    Durante a primeira reunião, foram apresentados relatórios sobre as várias actividades em curso no pavilhão de Angola, destacando o compromisso de Angola em contribuir activamente para a sustentabilidade e o combate às alterações climáticas.

    Num outro momento, o Secretário de Estado, Nascimento Soares, participou de um debate no pavilhão de Portugal sobre o "Roteiro de Cooperação 2030". Este painel contou com a presença de líderes como a Ministra do Ambiente de São Tomé, Nilda Borges da Mata, Secretário de Estado da Energia de Portugal, Jean Barrocas, entre outros.

    A reunião promoveu discussões sobre como fortalecer a colaboração entre países lusófonos em prol de soluções inovadoras para os desafios ambientais.

    A presença de Angola nos debates na COP30 reafirma seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas e ressalta a importância da cooperação internacional para a implementação de políticas eficazes. O país fortalece seu papel nas discussões sobre sustentabilidade, sublinhando a necessidade de parcerias robustas para enfrentar os desafios globais que antecipamos.