• ANGOLA ACOLHE A QUADRAGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO DO GRUPO DE ESPECIALISTAS DOS PAÍSES MENOS AVANÇADOS.


    A Província de Luanda, acolheu nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, a Quadragésima Sétima Reunião do Grupo de Especialistas dos Países Menos Avançados (LEG 47); um evento significativo que visa discutir estratégias para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
    O encontro, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes de organizações internacionais, foi presidido pelo Secretário de Estado para Acção Climática, Nascimento Soares, em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira.
    Em seu discurso, O Secretário de Estado, destacou a importância do evento e do comprometimento do Governo angolano em implementar políticas e estratégias que visam a adaptação às alterações climáticas, como a aprovação da Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022-2035), que inclui um foco específico na adaptação.
    Na sequência, fez menção da importância da iniciativa, como ponto crucial para ajudar os países vulneráveis a desenvolverem suas políticas de adaptação e aumentarem sua resiliência climática, como o caso da implementação do programa estruturante no sul do país, que inclui a instalação de um canal de 165 quilómetros e várias albufeiras para retenção de água, que trouxeram melhorias significativas para a agricultura familiar e o bem-estar das comunidades locais.
    Por outro lado, Nascimento Soares, falou da necessidade de financiamento ampliado para acções de adaptação, reconhecendo será um passo fundamental para alcançar os objectivos globais de resiliência climática. “Angola submeteu ao Fundo Verde para o Clima uma proposta de financiamento para a formulação do seu Plano Nacional de Adaptação, prevendo um workshop de engajamento das partes interessadas para março de 2025”, acrescentou.
    Ao concluir, referiu que o encontro de hoje representa uma oportunidade crucial para a troca de experiências e a mobilização de apoio técnico e financeiro, visando acelerar a implementação de acções necessárias para mitigar os efeitos das alterações climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.