No âmbito do reforço das acções de combate ao surto de cólera que afecta várias comunidades da província, o Governador Provincial Adriano de Carvalho, recebeu em audiência, no dia (11), o Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, em visita de cortesia marcada pela discussão dos principais desafios ambientais da região.
Durante o encontro, o Governador traçou um panorama preocupante da situação ambiental da província, apontando a gestão deficiente dos resíduos sólidos e a persistente prática de defecação ao ar livre como os principais problemas. Segundo a autoridade, estas situações representam riscos graves para a saúde pública. Apesar de os indicadores da cólera não serem ainda alarmantes, já foram registados casos nos municípios do Soyo e do Nzeto, que resultaram em quatro mortes.
Mendes de Carvalho, destacou apesar das dificuldades o grande potencial ecológico da província e apelou a uma atenção redobrada do Ministério do Ambiente. “O Zaire deve ser encarado como um verdadeiro tesouro ambiental de Angola”, afirmou. Entre os recursos naturais em destaque, ressaltou os ecossistemas de mangais e o papel da província como importante área de reprodução de tartarugas marinhas, cuja preservação é essencial para a biodiversidade costeira.