As Ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, e do Ambiente, Ana Paula de Caralho Pereira, chegaram por volta das 07h00 na manhã de hoje (22) à província do Bengo, recebidas pela Governadora, Maria Nelumba. O objectivo da missão é avaliar a situação da saúde na região e implementar medidas que fortaleçam os serviços de saúde pública.
No anfiteatro Foguetão do Palácio do Governo provincial do Bengo, a Governadora deu as boas vindas às entidades e num pequeno resumo falou da situação da sua área de jurisdição. Na mesma ocasião a Ministra da Saúde saudou o trabalho que está a ser realizado na província do Bengo para conter o avanço dos casos e, enalteceu os esforços de todos.
A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, aproveitou a ocasião para felicitar os esforços do Ministério da saúde para manter a sanidade das populações, nessa fase de luta contra a cólera, numa altura em que ainda precisamos de mudar as consciências e a forma de tratamento do lixo que é produzido diariamente por todos, porque se lixo é tratado de forma adequada, muitas doenças como a cólera serão evitadas. Recordou que na semana passada estiveram na província do Bengo para identificação do centro de valorização de resíduos que há de atender não só Bengo, mas, Luanda e Icolo e Bengo Também.
O espaço serviu também para junto com autoridades locais e profissionais de saúde, discutirem os desafios enfrentados e traçar estratégias para melhorar o atendimento à população e métodos de actuação. Foi possível apresentar a situação epidemiológica do país apresentada pela Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, os números actuais da cólera em Angola
Na agenda do trabalho campo de hoje incluiu as inspeções a várias unidades de saúde, com destaque para a visita ao Município do Úcua, onde acompanharam de perto as acções em curso no terreno.
Outra parada importante foi no Centro de Tratamento de Cólera (CTC) do Hospital Provincial do Bengo, onde as governantes puderam verificar as condições de funcionamento e identificar áreas que necessitam de intervenção imediata.
Nas suas intervenções foram unânimes em enfatizar a necessidade de promover programas voltados para a prevenção de doenças, especialmente conter dos surtos de cólera que têm afectado a região.
Além das reuniões formais, foram também vacinadas algumas crianças e, realizadas acções de sensibilização junto da população, com foco em temas como a importância da higiene e os cuidados a serem adotados para evitar a propagação de doenças.
A Ministra da Saúde destacou a relevância da colaboração entre o governo e a comunidade, essenciais para garantir uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população do Bengo.
Essa visita reflecte o compromisso da Comissão Multissectorial em melhorar a qualidade dos serviços prestados, assegurando que todos os angolanos tenham acesso a cuidados de saúde adequados.
O evento contou com a participação de Secretários de Estado, Presidentes de Conselhos de Administração, Directores Nacionais e Provinciais Polícia Nacional, além de representantes de organismos como Banco Mundial, OMS, UNICEF e o PNUD.
-
A COMISSÃO TÉCNICA MULTISSECTORIAL DA LUTA CONTRA A CÓLERA TRABALHA NA PROVÍNCIA DO BENGO.